DÚVIDAS FREQUENTES

A Unopar está autorizada a oferecer cursos a distância em todo o País?

Sim, a Unopar está autorizada a oferecer cursos na modalidade a distância pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da portaria 3496/2002 de 13/12/2002 e renovação de credenciamento por 5 anos pela Portaria MEC n 556 de 20.02.2006.M Por ser universidade, a Unopar tem autonomia universitária e pode abrir cursos, fixar vagas e abrangência de atuação, conforme artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases LDB-9394/96 e parecer CNE/Ces 301/2003, homologado pelo Ministério da Educação em 06.08.2004.

Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Para entrar em contato com o tutor eletrônico é preciso que o aluno acesse sua área Restrita e clique em MENSAGENS. Neste local o aluno pode optar por RESPONDER à mensagem recebida (que foi enviada pelo tutor eletrônico) ou criar NOVA mensagem (selecionando o endereço do tutor eletrônico na caixa CONTATOS).

O aluno que esquece a sua senha deve entrar em contato com a secretaria do seu pólo e solicitar que cancelem a senha atual, para que possa ser gerada uma nova senha.

Consulte www.unoparead.com.br, no campo Mural do Aluno, clique em GERAÇÃO / ALTER. DE SENHAS. Em seguida, abrirá uma nova página onde o aluno deverá selecionar a opção para GERAR SEU USUÁRIO E SENHA. Preencha os campos, digite uma senha, de sua escolha, e anote em local seguro apenas o seu login (que serão as letras ead+número de matrícula – este número de matrícula constará no comprovante de inscrição).

O curso de tecnólogo não forma bacharel, como o de bacharel não forma tecnólogo, ambos são cursos superiores e de graduação, estão no mesmo nível. Porém, é possível cursos bacharelados e tecnológicos formarem para a mesma área do conhecimento. Os bacharelados são mais abrangentes, possuem maior ênfase científica e teórica. Os tecnólogos possuem caráter mais aplicado, ou seja, um estudo que sempre visa às consequências práticas.

Sim. Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.

O processo seletivo acontece por semestre e é composto por prova de redação. Para informações sobre datas, consulte www.unoparead.com.br e clique sobre o banner VESTIBULAR.

A Unopar participa do Programa PROUNI. Você poderá saber mais no site http://prouni.mec.gov.br/prouni/

O aluno, uma vez matriculado, efetua seu cadastro no sistema e assim recebe login e senha para realizar os acessos necessários ao desenvolvimento de suas atividades no curso.

O aluno tem direito a 50% de faltas nas atividades presenciais, envolvendo teleaulas via satélite, aulas atividades e avaliações presenciais.

O aluno do Sistema de Ensino Presencial Conectado da Unopar é acompanhado pelo Tutor Eletrônico via web e pelo Tutor de Sala presencialmente no polo. O tutor eletrônico realiza a mediação do processo de ensino e aprendizagem entre aluno, docente e coordenação. É por meio das orientações do professor especialista, que ministra as aulas, e o material didático dos cursos que o tutor eletrônico conceitua as atividades constantes do portfólio do aluno, além de disponibilizar orientações sobre o conteúdo das disciplinas e das atividades. Já o tutor de sala acompanha o desenvolvimento das teleaulas e aulas atividades encaminhando as dúvidas dos alunos aos docentes, tutores eletrônicos e também são responsáveis por atividades como a prática e o estágio.

A Unopar, na modalidade a Distância oferta seus cursos por meio do Ensino Presencial Conectado. Trata-se de modalidade Semipresencial ou Bimodal, composta por aulas presenciais, via satélite, em cronograma específico e atividades não presenciais, realizadas via web no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Isto significa que os cursos estão organizados em momentos presenciais e momentos não presenciais. Os momentos presenciais acontecem nos polos conveniados, onde o aluno deve comparecer nos dias de aula, obrigatoriamente. Nesses momentos acontecem as chamadas teleaulas, compostas por aulas on-line via satélite, nas quais o aluno pode comunicar-se on-line com professores especialistas que ministram as aulas, seja por Chat ou por voz, utilizando o microfone da sala de aula remota. Dessa forma o sistema é bastante interativo e os momentos da teleaula permitem ao aluno, além do acesso aos conteúdos das disciplinas, interagir com o docente mesmo remotamente. Além das teleaulas, nos encontros presenciais ocorrem também as aulas atividades. Essas são atividades realizadas pelos alunos nos polos e são compostas por trabalhos em grupo, leituras, dinâmicas entre outras, em que também ocorre comunicação on-line, via Chat (Internet). Os momentos não presenciais são caracterizados pelo autoestudo do aluno e as atividades do ambiente virtual de aprendizagem, fórum, produções textuais, previstas no processo de ensino e aprendizagem e que o aluno deverá desenvolver durante todo o curso. O material é disponibilizado 48h antes de cada aula e o sistema conta com material didático impresso e eletrônico. O sistema possui também a avaliação presencial, denominada Prova Cumulativa Interdisciplinar – PCI. O sistema conta ainda com tutoria eletrônica (on-line), tutoria de sala (presencial) e Biblioteca digital em que o aluno pode, por meio do acesso remoto, rever as aulas quantas vezes quiser, acessar material bibliográfico das disciplinas e de pesquisa.

A autorização é a parte inicial da implantação de um curso superior. O reconhecimento é o ato formal do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro da Educação, outorgando a um curso validade e fé pública de caráter temporário para que esse curso possa emitir diplomas com validade nacional. Essa é uma exigência legal estabelecida para todos os cursos superiores, independentemente da organização acadêmica da instituição do sistema federal (rede federal ou privada) que os ofereça. A instituição deve protocolizar no sistema Sapiens a solicitação de reconhecimento quando tiver completado até 50% das atividades pedagógicas previstas no curso autorizado. (Fonte: www.mec.gov.br). Dessa forma, na Unopar, há cursos ofertados já reconhecidos e cursos ofertados que já atingiram 50% de sua matriz curricular e, portanto já foram protocolados no sistema sapiens e aguardam visita da comissão de avaliação de condições de ensino do MEC/INEP para reconhecimento.

TOP